NATURALMENTE BLOGUE

Seja nosso amigo no Facebook. E se quiser, receba as nossas atualizações comodamente no seu e-mail:



  • 7 de setembro de 2011

    SAI DA FRENTE GUEDES!!!

    O skate nunca foi tão falado em Portugal como agora, e isso deve-se a um pequeno vídeo publicado na net, que em poucos dias teve milhares de visualizações onde o protagonista afirma que "o medo é uma cena que a mim não me assiste" e ainda a já famosa frase "sai da frente Guedes".
    O skate sempre foi um desporto contorvesso e de dificil aceitação por parte da sociedade, que quase sempre o conotou com aspectos negativos, mas são bastantes os beneficios principalmente para os adolescentes, em termos de coordenação motora, consciência corporal, flexibilidade, concentração e equilibrio não existe desporto urbano melhor e depois ainda é  um desporto bastante social onde se podem fazer bastantes amizades.
     A nível fisico e sendo mais especifico fortalece e estabiliza os ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos, aumenta os batimentos cardíacos, podendo ser considerado um excelente exercício aeróbico. É claro que existem as quedas, como a do "video do Guedes" (video 1) mas para isso existem as protecções! e quedas na vida vão haver sempre!!
                                              Video-1

    O skate foi criado no inicio da década de 1960 na Califórnia , quando os surfistas pensaram em fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, no inicio teve o nome de "Sidewalk Surf". Em 1965 realizaram-se os primeiros campeonatos mas o desporto só ganhou destaque uma década depois.



    Partes constituintes do Skate:
    O skate é formado por seis partes, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:
    1. Shape ou Deck
    2. Trucks ou Eixos
    3. Rodas
    4. Rolamentos
    5. Parafusos
    6. Lixa ou Griptape
    Das modalidades de Skate existentes :

    1-Street; 2-Freestyle; 3-Vert ou Vertical (sub-dividivo em: Half-Pipe, Pool Riding e Big Air) 4-Mini-rampas e 5-Downhill Slide (sub-dividido em Downhill Stand-up, Longboard downhill)

    Tenho a destacar a de Downhill Slide visto ser das mais desconhecidas e menos praticadas em Portugal  e a demonstrada no famoso "video do Guedes" (video 1).
    Clifford Coleman
    
    O Downhill Slide é uma modalidade do skate onde o atleta desce uma encosta fazendo manobras em alta velocidade. Um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que ainda se encontra no activo. Ele e seus amigos da época começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar as experiências vividas nestes 10 anos, exibindo assim os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de travão na descida de encostas maiores.
    A modalidade de Downhill está sub-dividida em 2 vertentes o Downhill Stand-up e o Longboard downhill.

    Downhill Stand-up - Tem como finalidade descer a encosta imprimindo velocidade, os equipamentos necessários são (macacão de couro, ténis, luva com proteção, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 130 km/h na encosta mais rápida do mundo no RS-teutônia.


    Longboard downhill - Consiste em descer encostas executando manobras de slide, com um skate maior, chamado Longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. (video 2)

    (video 2 - A estes é que o medo não assiste de certeza :)!!)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...